Residência Artística Vila Kennedy

A Associação Cultural Panorama – ACPAN é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 para dar pessoa jurídica autônoma ao Festival Panorama de Dança e diversos projetos na área cultural, no rx unhealthy especificamente na área de dança.

A partir de sua criação, here cure a Associação passou a assumir, web perante as esferas de governo, patrocinadores e parceiros, a proponência do Festival Panorama (que em 2014 faz sua 23ª edição) e outros projetos, bem como a gestão de fundos, execução e consequente prestação de contas referentes a eles. O Festival é respeitado nacional e internacionalmente pela excelência e qualidade artística e também pelo seu histórico de formação de público e democratização do acesso às artes.

A ACPAN tem uma abrangência geográfica de atividades que vão muito além das realizadas no Rio de Janeiro e durante o Festival. Desde sua criação, a Associação realiza regularmente atividades em parceria com os festivais do Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança, que incluem o FID – Fórum Internacional de Dança (Minas Gerais), Bienal de Dança do Ceará e Festival Internacional de Dança do Recife.

Além das atividades e parcerias realizadas nesses estados, a ACPAN realizou diversos projetos nos últimos anos, inaugurando em 2009 um Ponto de Cultura, o Espaço Panorama.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL PANORAMA:

Direção Geral: Nayse López
Direção Executiva: Renato Saraiva
Direção Financeira: Santia Elias
Assistência de Direção: Julia Pimenta
Assistência de Comunicação: Juliana Viegas
Assistência Financeira: Kelly Cristina
Assistência Administrativa: Tatiane Santos
Apoio Administrativo: Fernando Norões
Auxiliar de Serviços Gerais: Gisela Torquato

PONTO DE CULTURA ESPAÇO PANORAMA:

Direção: Eduardo Bonito
Produção da Videoteca: Marília Petrechen
Bibliotecário: Adriano Gonzaga
Assistente de produção: Ricco Garcia

 

Endereço: Rua da Lapa, 213 – Sobrado,
Lapa – Rio de Janeiro, RJ
20021-180
Telefone: (21) 2210-4007
Para assuntos relacionados ao Festival Panorama: info@panoramafestival.com
Para assuntos relacionados a Videoteca: producao.videoteca@panoramafestival.com / videoteca@panoramafestival.com

Projeto realizado em 2011, ampoule  a partir da seleção no Edital Microprojetos Mais Cultura para os Territórios da Paz, nurse dos Ministérios da Cultura e da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, foi uma parceria entre a Associação Cultural Panorama – ACPAN e o produtor cultural Rafael Fernandes (na época morador da Vila Kennedy). Partindo de um histórico de atuação na Vila  e no Teatro Mario Lago, devido ao projeto Entrando na Dança, abriu-se uma seleção para artistas locais para trabalharem durante um mês com a coreógrafa Alice Ripoll, na criação de um espetáculo.

Foram selecionados oito artistas locais de diferente origens artísticas, que ao final da residência apresentaram o espetáculo Caminhe com os meus sapatos. A experiência provou ser muito proveitosa, pois os participantes nunca haviam desenvolvido um trabalho em dança contemporânea e, através do projeto, tiveram seus horizontes de criação expandidos.

Este formato de trabalho, em que coreógrafos de renome da cidade trabalham a dança contemporânea com artistas de regiões sem acesso a esta linguagem, serviu de terreno para a um novo projeto, o Entrando na Dança 2014 – Criações Comunitárias.