Entrando na Dança 2014

Realizando sua 4ª edição, and o Entrando na Dança 2014 – Criações Comunitárias aconteceu de junho a setembro de 2014 e trouxe consigo uma proposta diferente das edições anteriores. Ao contrário das três edições passadas, capsule que levaram espetáculos de dança de renome para os teatros da Zona Norte e Oeste do Rio de Janeiro, order esta edição modificou e evoluiu o seu formato na relação do público com a obra, uma vez que os moradores do entorno das Arenas Cariocas puderam participar do processo de criação das obras coreográficas.

Para sua elaboração e construção, foram convidados os coreógrafos cariocas Alice Ripoll (Cia. de Dança R.E.C), Renato Cruz (Cia. Híbrida) e Sonia Destri (Companhia Urbana de Dança), que trabalharam durante três meses com residentes dos arredores das Arenas Cariocas Dicró (Penha), Jovelina Pérola Negra (Pavuna) e Fernando Torres (Madureira), no desenvolvimento de três espetáculos que ficaram duas semanas em cartaz em seu espaço de criação original e mais uma semana em cada uma das duas outras Arenas participantes.

Em cada uma, os coreógrafos selecionaram e trabalharam com dez dançarinos locais, utilizando como base de inspiração estilos de danças populares urbanas, tais como o Funk – o Passinho – na Penha, o Charme, em Madureira e o Hip-Hop, na Pavuna, todos através de uma perspectiva contemporânea de concepção. Os 30 participantes tiveram 12 horas semanais de ensaios e receberam uma bolsa auxílio, com o intuito de incentivar sua permanência no projeto e inclusão no mercado de trabalho.

>> Braço do Festival Panorama e realizado pela Associação Cultural Panorama, o Entrando na Dança surgiu da necessidade de aprimoramento das ações de formação de público iniciadas pelo Festival, em 2007. Por conta da escassez (e até inexistência) de atividades de dança nos equipamentos culturais das regiões Norte e Oeste do Rio de Janeiro, a avaliação realizada em sua 16ª edição apontou para a necessidade de um forte trabalho de formação de público e sensibilização para a dança nessas áreas de atuação.

O Entrando na Dança 2014 contou com o patrocínio da SMC / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através do 1º Programa Fomento à Cultura Carioca.

Para saber mais sobre o Entrando 2014, clique aqui.

Foto: Espetáculo “Suave”, de Alice Ripoll © Pedro Farina